terça-feira, 17 de março de 2009


*

PENSAMENTOS DE GANDHI

SOBRE A VERDADE

Onde há verdade há verdadeiro conhecimento.


Onde há conhecimento verdadeiro
há sempre alegria.


Como a verdade é eterna, assim a alegria
que dela deriva é eterna.
Por isso, Deus é aquele que reúne em sí
a verdade, o conhecimento e a alegria.


Uma coisa lançou profundas raízes em mim:
a convicção de que a moral é
o fundamento das coisas;
e a verdade, a substância de qualquer moral.
A verdade tornou-se meu único objetivo.
Ganhou importância a cada dia.
E também, a minha definição dela
se foi constantemente, ampliando.


Só vê o espírito da verdade, face a face,
na sua universalidade e na sua relação
com todas as coisas, quem é capaz de amar,
como a si mesmo, também
a mais pobre das criaturas.


Minha devoção à verdade empurrou-me
para a política;
e posso dizer, sem a mínima hesitação,
mas também com toda a humildade,
que não entendem nada de religião,
aqueles que afirmam que ela nada tem a ver
com a política.



" Não violência é a lei de nossa espécie como violência é a lei do bruto. O espírito mente dormente no bruto, e ele não sabe nenhuma lei mas o de poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".


" Se o homem só perceberá que é desumano obedecer leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará".

"Não pode haver nenhuma paz dentro sem verdadeiro conhecimento ".

"Para autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. O melhor e autodefesa mais duradoura é autopurificação ".



omenagem a Gandhi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário